Hospital da Criança recebe focos cirúrgicos doados pela Cemig

Novos equipamentos contribuem para reduzir consumo de energia e melhorar a segurança em procedimentos hospitalares

 

O Hospital da Criança está modernizando o centro cirúrgico com novos equipamentos doados pela Cemig. A iniciativa contempla a instalação de dois focos cirúrgicos com tecnologia led. Os equipamentos devem garantir mais conforto e segurança durante a realização de procedimentos cirúrgicos complexos, além de contribuir para a redução do consumo de energia da instituição.

 

Segundo o engenheiro de eficiência energética Fernando Queiroz Almeida, da Cemig, esse conforto decorre principalmente da modernização da lâmpada utilizada nos focos cirúrgicos. “Os equipamentos antigos continham lâmpadas halógenas, que esquentam muito o ambiente e geram desconforto para os profissionais e pacientes dentro das salas de cirurgia”, explica Queiroz.

 

A adequação de tecnologia oferece, ainda, condições mais favoráveis para a acuidade visual e nitidez dentro dos centros cirúrgicos. “Essa característica pode ampliar até mesmo a gama de cirurgias realizadas em um hospital. A falta de focos cirúrgicos com essas características pode resultar na transferência de procedimentos para outras instituições”, afirma o engenheiro. 

 

O Hospital da Criança foi beneficiado recentemente com outras ações de eficiência energética da Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente. A instituição recebeu, neste ano, duas secadoras de roupas e uma autoclave, que é utilizada para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares. Os aparelhos doados para modernização da lavanderia e centro cirúrgico do Hospital da Criança totalizam cerca de R$ 450 mil em investimentos.

 

Programa Energia Inteligente e saúde

No biênio 2019-2020, o Programa Energia Inteligente irá destinar mais de R$ 40 milhões à área da saúde. Ao todo, serão substituídos 65 focos cirúrgicos como os mencionados acima, 89 aparelhos de esterilização de materiais cirúrgicos (autoclaves), 115 secadoras de roupas hospitalar e mais de 90 mil lâmpadas de alto consumo.

 

Eficiência energética em outras instituições de Uberaba

Além do Hospital da Criança, as ações de eficiência energética da Cemig já beneficiaram os hospitais Hélio Angotti e São José, oito instituições de longa permanência de idosos (ILPI) e 33 escolas estaduais de Uberaba. A iniciativa faz parte do Programa Energia Inteligente da companhia e tem como objetivo contribuir para uma conta de energia mais enxuta, ampliando o orçamento das instituições para investimentos em atendimento à população.

Publicidade