HC-UFTM dinamiza fila de cirurgias pediátricas com mutirão

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou, dia 4 de maio, 22 cirurgias em pacientes com até 13 anos de idade, oriundos de Uberaba e região. A ação fez parte do 13.º Mutirão Nacional coordenado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.

 

“Como são feitas em torno de três a quatro cirurgias dessa especialidade por semana, em um único dia pudemos agilizar a fila de espera em quase dois meses”, quantifica José Humberto de Oliveira, coordenador do Núcleo de Controle e Acompanhamento de Procedimentos Eletivos do HC.

 

Foram reservadas quatro salas de cirurgia exclusivamente para o Mutirão, além de cinco anestesistas, nove cirurgiões, equipe de instrumentadores e pessoal de enfermagem. A médica Célia Regina Oliveira, da organização local do evento, conta que o entrosamento das equipes foi essencial para o sucesso da iniciativa.

 

“Todo o trabalho fluiu de maneira muito eficaz e prazerosa, com um ambiente alegre para receber os pacientes e seus acompanhantes. Um destaque especial foram os residentes, que participaram voluntariamente, como forma de aprimoramento na formação profissional”, afirma Oliveira.

 

 

 

Humanização em saúde

 

A maior parte das intervenções visou a sanar hérnias dos tipos umbilical ou inguinal. Também houve procedimentos na área de urologia. Uma sala de espera foi montada para acolher os pais e as crianças com atividades lúdicas.

 

Os pequenos foram recepcionados com música, desenhos para colorir, pebolim, filmes e contadores de histórias. A Liga Sarakura, composta por alunos da UFTM, também fez parte da animação. No fim da tarde, já nos leitos, os participantes ganharam bolas e um certificado de coragem.

 

Dos 25 pacientes originalmente previstos, três não puderam ser operados, por motivos de doença respiratória da estação. Assim que estiverem recuperados, haverá reagendamento. Foram atendidas crianças de Uberaba, Conquista, Santa Juliana, Ibiá, Delta, Santa Rosa da Serra, Iturama e Conceição das Alagoas. Todos passam bem e já receberam alta.

 

 

Sobre o HC

 

Referência em alta e média complexidade para os 27 municípios da região Triângulo Sul de Minas Gerais, o Hospital de Clínicas da UFTM alia ensino e assistência a partir de uma contratualização com o gestor municipal de saúde. São 302 leitos de internação, além de 180 consultórios para atendimento ambulatorial.

 

A mais recente avaliação trimestral de metas contratualizadas resultou em nota máxima referente à qualidade assistencial, formação e pesquisa, gestão participativa e gerenciamento de leitos, bem como no cumprimento quantitativo de procedimentos diagnósticos, clínicos e cirúrgicos.

 

Sobre a Ebserh

 

O HC-UFTM faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh - foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 

Publicidade

Anuncie