Duratex leva projeto de leitura a Uberaba (SP) no próximo dia 13 de agosto

Cantos de Leitura implanta espaço lúdico de leitura e doa acervo de 1.200 livros que beneficiarão crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social

 

Além do acervo de livros, espaço conta com ambientação lúdica e brinquedos educativos

No próximo dia 13 de agosto (terça-feira), os livros ganharão um local especial na Escola Estadual Henrique Kruger, localizada na cidade de Uberaba. A escola será contemplada com uma unidade do projeto Cantos de Leitura, com acervo de 1.200 novos livros. A implantação do espaço de leitura é uma realização da Rede Educare com patrocínio da Duratex, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

O espaço de ambientação lúdica, que também conta com materiais pedagógicos e brinquedos educativos, passa a beneficiar 468 alunos (Ensino Fundamental e Ensino Médio), de 6 a 17 anos, além de 40 alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), que frequentam a escola à noite. A nova biblioteca também beneficia os 59 funcionários da escola e a comunidade do entorno, que também está convidada a usufruir da novidade e se aproximar do rico universo literário.

“Nossa expectativa é grande e estamos muito entusiasmados com a chegada da unidade do Cantos de Leitura aqui porque temos uma biblioteca que não é freqüentada exatamente porque faltam livros interessantes. Agora teremos não só um acervo numeroso e diverso, como um espaço harmonioso e atraente, o que enxergamos como medidas muito importantes afinal hoje a leitura compete com a era da informatização”, realça o diretor da escola, Germano Fernandes.

Ao apostar na educação e na cultura, a iniciativa oferece sua contribuição em comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O projeto faz dos livros uma ponte para possibilitar aos seus usuários uma nova forma de ver o mundo. Esta é a 34ª unidade implantada do projeto que está em sua quarta edição e, em 2019, irá inaugurar um total de 16 novos espaços em cidades brasileiras. São 35 mil livros já doados nas unidades inauguradas no Brasil. Até o fim de 2019, serão cerca de 55 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários à disposição de milhares beneficiários do projeto, entre crianças, jovens e adultos.

“Apoiar o projeto cultural Cantos de Leitura, além de estimular um hábito tão importante, também democratiza o acesso ao aprendizado e ao conhecimento que o livro oferece. O contato com o livro nos transporta para um novo mundo, diferentes culturas, desperta o senso crítico e a criatividade e, principalmente, traz novas descobertas, favorecendo a formação de cidadãos mais conscientes”, ratifica Daniela Vieira, Analista de Sustentabilidade da Duratex.

"A ideia é estimular o prazer pelo ato de ler e promover a autoestima de pessoas, pois muitas nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer’, seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Durante o ano que segue a implantação do espaço, voluntários da Duratex se envolverão na iniciativa desenvolvendo ações com as crianças e adolescentes da escola.

SERVIÇO

Cantos de Leitura - Uberaba (MG)

Inauguração: 13/08- Horário:  9h

Local: Escola Estadual Henrique Kruger

Endereço: João Caetano Primo, 31 Conj Hab - Conj. Alfredo Freire, Uberaba

Conheça!

O Cantos de Leitura é realizado pela Rede Educare e busca estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento. A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem regiões vulneráveis. Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros.

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul. 

 

Com sede em São Paulo, possui 22 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da LD Celulose por meio de joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 - ISE.

 

Publicidade