Dia Nacional do Teste do Pezinho tem ação da SMS no Calçadão da Artur Machado

No dia 06 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma data para relembrar a importância da realização do exame. Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Uberaba estará nesta quinta-feira (06) no Calçadão da Artur Machado, das 08h ás 12h, com o objetivo de orientar a população.
 
O teste do pezinho é um exame obrigatório, realizado em todos os recém-nascidos. A coleta para o exame deve acontecer, preferencialmente, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê e é realizado em maternidades e unidades de saúde de todo o país. Segundo dados da Secretaria Municipal de saúde, de Janeiro a Maio de 2019, já foram realizados 1.530 exames em Uberaba.
 
Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o bebê precisa fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.
 
O teste do pezinho coletado na rede pública de saúde é totalmente gratuito desde a triagem, confirmação diagnóstica, tratamento e acompanhamento e diagnostica precocemente as seguintes doenças: Hipotireoidismo congênito, Fenilcetonúria, Doença falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose cística, Deficiência de biotinidase e Hiperplasia adrenal congênita.

Publicidade

Anuncie