Declaração Anual do MEI 2018 já pode ser entregue

Os microempreendedores individuais (MEIs) já podem fazer a Declaração Anual de Faturamento (DASN-Simei). O documento que informa o valor da receita bruta obtida no período em que o empresário esteve formalizado no ano anterior, com ou sem emissão de nota fiscal, deve ser entregue até o dia 31 de maio.

A declaração pode ser feita no Portal do Empreendedor - www.portaldoempreendedor.gov.br, sendo obrigatória para que o MEI. O empresário que não entregar a declaração, por dois anos consecutivos, pode ter o CNPJ cancelado, além de pagar multa pela entrega em atraso. 

Muitos empresários também estão entrando para os números de inadimplentes da Receita Federal pelo não pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual (DAS-MEI), que deve ser pago mensalmente. Como o Carnê da Cidadania não é mais emitido pelo governo federal e demais órgãos, o microempreendedor deve se encarregar de emitir a guia de recolhimento mensal no aplicativo PGMEI, no Portal do Simples Nacional -https://www8.receita.fazenda.gov.br/

Os pontos de atendimento do Sebrae estão disponíveis para prestar orientação aos microempreendedores individuais. “Mesmo não estando em dia com o pagamento mensal da guia do Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual (DAS-MEI), que deve ser paga todo dia 20, ou caso não tenha registrado faturamento, a declaração anual é obrigatória”, reforça o consultor do Sebrae Minas Marcílio Ribeiro.

Publicidade

Anuncie