Começa vacinação contra hepatite A em Uberaba

A Secretaria de Saúde de Uberaba iniciou a vacinação contra hepatite A para todas as crianças de 1 ano a menores de 2 anos, em dose única, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Matriciais de Saúde (UMS) e Unidades Regionais  de Saúde (URS). A vacina, que antes era encontrada apenas na rede particular, agora foi incluída pelo Ministério da Saúde no calendário nacional.

A expectativa é vacinar 600 crianças por mês e, para isso, basta levar o cartão de vacina até uma unidade mais próxima. “Geralmente é na infância que se entra em contato com o vírus. Por isso, as crianças constituem grupo de risco, assim como os adultos que interagem com elas e os profissionais de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Fahim Sawan.

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que é transmitido por via oral-fecal de uma pessoa infectada para outra saudável, ou por meio de alimentos (principalmente frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada. O diagnóstico é feito por meio da detecção de anticorpos contra o vírus VHA no sangue.

Quanto à vacina contra a hepatite B, ela também está presente no calendário nacional. Crianças recém-nascidas de até 30 dias recebem quatro doses e crianças após 30 dias de nascidas e os adultos de até 49 anos de idade recebem três doses. Já a vacinação contra o HPV neste ano, tem como público-alvo as adolescentes de 11 a 13 anos. A vacina está disponível nas UMSs Álvaro Guaritá, Nossa Senhora da Abadia, Maria Tereza, Luiz Meneghello, Professor Aluízio Prata, Ézio de Martino, George Chiree Jardim e Valdemar Hial Júnior e na URS Nídia Veludo.

Publicidade