COLUNA TÚLIO REIS

Marco Túlio Oliveira Reis – mtoreis@hotmail.com
 
CPI da Lama
Deputada estadual recém eleita em Minas Gerais, Beatriz Cerqueira (PT) articulou na Assembleia Legislativa mineira, uma CPI para investigar a tragédia de Brumadinho, provocada pela Vale. Segunda a parlamentar, “a CPI é a resposta mais rígida que o Poder Legislativo pode dar em um caso tão grave". Vale ressaltar que em 2014 as mineradoras investiram 4,2 milhões de reais em campanhas para deputados estaduais mineiros, elegendo 56 dos 77 parlamentares.

Federais
As mineradoras doaram, na campanha eleitoral de 2014, a bagatela de R$ 10 milhões (direta e indiretamente) para candidatos a deputados federais em Minas Gerais, elegendo uma bancada de 46 deputados federais dos 53 possíveis. O campeão de doação foi Leonardo Quintão (MDB), sendo seguido por Luiz Fernando (PP) e o uberabense Marcos Montes Cordeiro (PSD). Todos são uníssonos em afirmar que foi “tudo dentro da lei”.

Umbilical
Fato é que o Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais é umbilicalmente ligado à indústria de mineração, sendo useiro e vezeiro de benefícios oriundos dessas empresas. O deputado federal Paulo Guedes (PT), em 2014, quando candidato a deputado estadual recebeu mais de R$ 400 mil doados por empresas do segmento. 

Mamãe eu quero
Marília Campos, André Quintão, Ulisses Gomes, Cristiano Silveira, Jean Freire, Rogério Correia, Reginaldo Lopes, Miguel Correa, Gabriel Guimarães, Adelmo Carneiro Leão, Patrus Ananias, Odair Cunha, Margaria Salomão e Leonardo Monteiro, também abocanharam, direta ou indiretamente, recursos das mineradoras. Pois bem, mais vale o discurso do que a prática.

Atoleiro
Creio que além da CPI, o Partido dos Trabalhadores, que não aceita críticas e nem assume erros, deveria instaurar sindicância interna e investigar, parlamentares, lideranças e detentores e ex-detentores de cargos no executivo, beneficiados com dinheiro das mineradoras, suas práticas, condutas funcionais, especialmente no tocante a postura perante interesses dessas empresas patrocinadoras. Seria um bom começo para sair do atoleiro ético e moral em que se meteu nas duas últimas décadas.

DEM
Para a principal liderança regional do Democratas, ex-prefeito Luiz Guaritá Neto, a se confirmar a filiação do deputado Franco Cartafina em seu partido, será uma grande conquista para a região. Guaritá afirma que “Franco é uma nova liderança do país, fiel aos princípios democráticos, e é muito bem-vindo ao partido, principalmente quando o DEM ocupa a presidência das duas casas legislativas, neste momento tão importante pra renovação política que está passando o Brasil.”

Judicialização
Escreveu não leu o pau comeu! As manifestações e afirmativas nas mídias eletrônicas estão desaguando no Judiciário. Recentemente o vereador Samuel Pereira insurgiu contra publicações que considerou ofensiva, envolvendo seu nome e suas condutas. Representações encontram-se com promotor de Justiça para manifestação e parecer prévio. Vai render.

Lambuzando
Que prazer indescritível chupar mangas no pé... e também ler os textos dos professor Renato Muniz Barreto de Carvalho. É verdadeiro deleite passear nas ideias bacanas e criativas lançadas com propósito ímpar pelo mestre geólogo que tem o dom da escrita. Esse domingo nos vitaminou com frutas e livros, sempre os livros... e que sutileza para formalizar o convite. Leia, leia sempre, e claro... chupe mangas, de preferência no fundo de algum quintal, ainda que seja aquele guardado nos cafundós da infância.

Sangue novo
Vereador Luiz Humberto Dutra licencia-se de seu cargo de vereador à câmara Municipal de Uberaba para atender convite do prefeito Paulo Piau e integrar o governo municipal. Especula-se que Dutra ocupará a chefia da secretaria de governo, sucedendo o todo poderoso Toninho Oliveira, contudo, ainda não está definido. A se confirmar, Dutra terá pela frente uma árdua missão, convencer vereadores em processo de desgaste e impopularidade, a apoiarem o governo não menos desgastado, impopular e sem recursos, de Piau.

Marchinhas
Uberaba este ano, não terá carnaval, nem o tradicional Festival de Marchinhas que atraía à cidade, artistas do Brasil inteiro. Segundo o presidente da Fundação Cultural, professor Antonio Carlos Marques “esforços não foram poupados, contudo, lamentavelmente, não foi possível viabilizar o festival”. Falta de recursos, burocracia e exigências para infraestrutura de palcos e instalações, bem como tempo escasso para atuação de órgãos envolvidos, foram preponderantes para a não realização.   

Fliaraxá
Será de 19 a 23 de junho a VIII Fliaraxá 2019. O evento que já tornou-se uma tradição cultural da nossa região acontecerá no Tauá Grande Hotel de Araxá tendo como patrono Machado de Assis e como autor homenageado o autor português nascido em Angola Valter Hugo Mãe. Parabéns ao Luiz Humberto França pela resiliência e comprometimento com a cultura brasileira.

Tempos sombrios
Nesses tempos onde a cultura é absolutamente desnecessária e até mesmo uma agressão para os homens do poder, que por isso a agridem, não custa insistir no que me foi útil nas primeiras letras. Quem quer saber das coisas, ainda que inúteis, tem que ler dicionários, enciclopédias e os clássicos. Sempre os clássicos. E estes vão desde os consagrados Homero, Dante, Shakespeare, Dostoiévski, Rimbaud, Monteiro Lobato, Machado de Assis entre outros, até mesmo os modernos Amado, Guimarães, Drummond, Saramago, Melamed, Hugo Mãe... Esses tempos bruscos podem até destruir nossa aparência, mas jamais atingiram nossa essência.
 
*Marco Túlio Oliveira Reis é advogado OAB/MG n.º 60.364;
jornalista Registro Profissional n.º 16.609/MG.

Publicidade

Anuncie