Coluna Túlio Reis

Marco Túlio Oliveira Reis – mtoreis@hotmail.com

 

Encontro

O Encontro Municipal de Cultura promovido pela Fundação Cultural de Uberaba, realizado dia 31/05 e 01/06 teve como patrono o nosso inesquecível Salsichachau – Aldo Roberto da Silva, homenagem justíssima. O laranja foi a cor escolhida para as camisetas do evento, creio que homenageando os escândalos desse governo federal inimigo da cultura e da educação.

Secretário

Gustavo Carvalho Amaral, secretário nacional de diversidade cultural veio representando o governo federal. Em que pese se apresentar como professor da Escola de Magistratura do Distrito Federal, conforme o elenco publicado no site, seu nome não consta entre os membros do corpo docente da AMAGIS-DF. Ao menos não disse que fez mestrado em Havard.

Vexame

Questionado pelos participantes sobre qual é o plano de governo para a área da cultura, o secretário tergiversou. Disse que não tinha detalhes e que os projetos estão sendo traçados, blá, blá, blá. Eu sei porque o secretário não soube informar – É PORQUE NÃO EXISTE PLANO PARA A CULTURA nesse governo.

Cultura

Em que pese a Constituição Federal atribuir ao Estado a obrigação de possibilitar e garantir o acesso à cultura, no Plano de Governo do atual presidente, a palavra “cultura”, sequer é citada e seu primeiro ato a ser empossado foi extinguir, através da MP 870, o Ministério da Cultura.

Critério

Mais uma pérola de Bolsonaro... religião é distinguida como requisito para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal. Em recente manifestação Bolsonaro afirmou que “está na hora de termos um ministro evangélico”. A Constituição Federal e notável saber jurídico não importam mais. O negócio é religião. Brasil, o que estão fazendo com você????

Bolsominions

O desastre que esse governo está provocando no país, o desmonte do estado nacional, a destruição das políticas sociais, o ataque raivoso contra a educação e a cultura, a ausência de propostas para o desenvolvimento e enfrentamento da grave crise econômica que atravessamos terão um preço muito caro para a história do país. Hoje não é difícil classificar os simpatizantes de Bolsonaro, os inocentes arrependidos, os fascistas e os imbecis! Antes de dirigir sua raiva a mim, escolha sua categoria.

Um índio

Após afirmar, em janeiro do ano passado, que “provavelmente, nunca os povos originários amazônicos estiveram tão ameaçados nos seus territórios com o estão agora” o papa Francisco recebe no Vaticano o líder indígena brasileiro, Raoni Metuktire, de origem kayapó. O índio é conhecido internacionalmente e luta pela defesa da floresta amazônica e a sobrevivência dos povos do Xingu.

Sensível

Francisco, que é reconhecido como o pontífice mais sensível aos problemas ecológicos, publicou em 2015 a encíclica “Laudato Si”, que denuncia as atrocidades perpetradas pelo homem contra o planeta Terra, “a casa comum”, convocou sínodo sobre a Amazônia. O tema do encontro é “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para Ecologia” e tem por finalidade proteger os povos desta região que abrange nove países e é considerada o pulmão do planeta.

Carta

Falando em Papa Francisco, a assessoria de Lula acaba de divulgar uma carta enviada pelo pontífice ao ex-presidente, em resposta a uma correspondência de Lula. Na missiva, para alegria dos lulopetistas o papa afirma que “o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação”.

Caminhão

Museu itinerante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai estar presente no 8.° Fliaraxá. O Caminhão Museu itinerante, que já passou por oito estados brasileiros e já foi visitado por mais de 48 mil pessoas, chega a Araxá com a mostra Conflitos: fotografia e violência política no Brasil (1889-1964). A exposição é realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles e com curadoria de Artes Visuais de Heloisa Espada e Consultoria de Ângela Alonso (USP/CEBRAP); Ângela Castro Gomes (UNIRio); Heloisa Murgel Starling (UFMG).

Agenda

A mostra Conflitos: fotografia e violência política no Brasil (1889-1964) estará presente durante todos os dias de realização do Fliaraxá 2019, de 19 a 23 de junho. O horário de visitação é das 9h ao meio dia e de 13h às 18h. O horário de funcionamento de 19 a 22 de junho será 09h às 12h e das 16h às 21h; em 23 de junho das 09h às 17h.

Valtênio

Faleceu na manhã de ontem o jornalista Valtênio Spíndola. Natural de Uberlândia, jornalista, chargista, ilustrador e designer gráfico, Valt já trabalhou em Uberaba e deixou muitos amigos na cidade. Vítima de câncer o chargista é autor de vários livros, entre eles “Ócios do Ofício” e “Náufrago”.

 

*Marco Túlio Oliveira Reis é advogado OAB/MG n.º 60.364 e jornalista Registro Profissional n.º 16.609/MG.

 

Publicidade

Anuncie