COLUNA TÚLIO REIS

Marco Túlio Oliveira Reis – mtoreis@hotmail.com

 

Violência

Claro que nós uberabenses sabemos da “violência nossa de cada dia”. Também sabemos da inglória missão dos valorosos militares da polícia militar do estado de Minas Gerais que sequer recebem em dia seus proventos, e têm por missão, conter a criminalidade descontrolada. Todavia, lamentável ver o nome da cidade destacado internacionalmente como uma das mais violentas do mundo. Tá faltando políticas públicas, tá faltando governo!

Brasil

Depois de intensa disputa judicial, jornal Folha de São Paulo e o internacional El Paiz conseguiram o direito de entrevistar o ex-presidente Lula, diretamente da cela onde cumpre pena, na Polícia Federal em Curitiba. O jornal El Paiz levou a cabo seu intento, contudo, a Folha de São Paulo arregou e não publicou a entrevista. Agora foi a vez da Rede TV – depois de alcançar a tutela que pretendia e entrevistar o ex-presidente, afirmou que não vai transmitir a matéria.

Nova Iorque

“Tive um sonho ir pra Nova Iorque”... assim Chrystian e Ralf eternizaram, há quase 3 décadas, o sonho de uma geração. A maioria de nossa juventude pensa, ou já pensou em conhecer Nova Iorque e quem sabe, até “ser alguém” nessa terra estrangeira. Até mesmo o Bolsonaro acreditou que poderia ser reconhecido como personalidade em Nova Iorque... deu ruim... enfim, foi escrachado e tido por “persona non grata” na pátria do Tio Sam.

Na Concha

Muitos uberabenses dividem o tempo em “Praça da Gameleira’ e “Praça da Concha Acústica”. Os mais velhos, que conheceram a imensa árvore “Gameleira” que habitou aquele espaço, não abrem mão da denominação, os mais jovens (nem tão jovens assim) afeiçoaram-se à “Concha Acústica’. Obra do prefeito Arthur de Melo Teixeira no meio da Praça Afonso Pena. Dizem que acusticamente ao contrário, mas sempre foi palco de atrações político culturais da minha geração.

Homenageado

Ainda que sem qualquer prestígio no ideário popular, Afonso Augusto Moreira Pena, o homenageado que empresta seu nome para a praça da concha Acústica (me rendo aos mais jovens) foi um advogado e político brasileiro. Membro do Partido Republicano Mineiro, foi o 6º Presidente do Brasil. Foi deputado federal, governador do estado de Minas Gerais, vice-presidente e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1906 e 14 de junho de 1909, data de seu falecimento.

Orquestra

A prefeitura municipal de Uberaba, através da Fundação Cultural resolveu restabelecer o espaço dominical de entretenimento que manteve por muito tempo na Concha Acústica. Será amanhã, domingo, 05 de maio, a partir das 11h a “reabertura” do espaço. A atração escolhida foi a Orquestra Municipal – boa escolha... parabéns à prefeitura que retoma projeto de entretenimento extremamente relevante para a cidade tão carente de atividades do gênero!

Super Kasa

Superkasa Materiais para Construção e Acabamentos, empresa fundada ano 1998, situada na cidade Uberaba, Minas Gerais, atua no ramo da construção civil da base ao acabamento de sua obra. Ao longo de seu crescimento oferecendo as melhores marcas, produtos e soluções para sua obra, conquistou e consolidou o respeito e a confiança de seus clientes e colaboradores, se tornando  hoje uma loja especializada e referência  em porcelanatos e acabamentos em  Uberaba e região. Venha conhecer a loja mais bonita de Uberaba!

Das Terras de Benvirá

Nesses tempos obscuros, onde a memória está sendo apagada e a história reescrita, não é demais relembrar Vandré nas Terras de Benvirá. E sua canção “Maria Memória da Minha Canção é oportuna: “É chegado agora vem, vem pro meu coração. Mané pegou na viola lembrou Maria canção. Eu peço hoje a memória pro canto da salvação, Maria me dê memória. Depois se puder perdão que eu não conto a nossa história. Se não tenho a permissão. Maria, me dê memória! https://www.youtube.com/watch?v=k3VjBL443vA

Léo e Delucca

Jovens cantores preparam o lançamento de seu primeiro CD/DVD falando das coisas do campo e da identidade do povo da roça. Os meninos, além de muito talento comprovam que qualidade vem de berço. Léo é neto do saudoso Pena Branca e Delucca é filho de uma das vozes mais harmoniosas do cancioneiro regional, Osmair, da dupla Fernando e Osmair. Lançamento nacional acontecerá em breve.

Poesia

O Círculo dos Bastidores, livro de Jorge Alberto Nabut, terá lançamento nacional dia 9 de maio, a partir das 19h30 no Centro Cultural Cecília Palmério, em Uberaba. A obra trata de uma leitura do poeta sobre a utilização da máquina na arte dos bordados, expressões sensíveis da criatividade e da tradicional manufatura.

Modernidade e tradição

O bordado manual, rica representação cultural e humana, que pode ser observado em praticamente todas as sociedades, bem recepcionou a tecnologia da revolução industrial, e incorporou a máquina, sem perder a qualidade e tradição. O poeta navega nessas águas e não se espanta e sintetiza em linguagem harmoniosa essa migração.

Diálogos

A livraria Lemos e Cruz recepciona no próximo dia 16, à partir das 17h até às 19h poetas, escritores, agentes culturais e amigos das letras para um encontro casual, na pauta Poesia. O objetivo do encontro é aglutinar e discutir sobre a conjuntura cultural de Uberaba e região, projetos e atividades que envolvem a poesia. O evento intitulado “Diálogos – falando de poesia é uma iniciativa de um grupo de autores e conta com o apoio da coluna.

 

*Marco Túlio Oliveira Reis é advogado OAB/MG n.º 60.364 e jornalista Registro Profissional n.º 16.609/MG.

 

 

Publicidade