COLUNA TÚLIO REIS

Marco Túlio Oliveira Reis – mtoreis@hotmail.com

 

Marcos Montes
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) acrescentou à sua equipe de governo, o deputado federal e ex-prefeito de Uberaba Marcos Montes Cordeiro. MM será uma espécie de gerente do Ministério da Agricultura e ocupará o relevante cargo de Secretário Executivo daquela pasta. Íntimo do setor e referência entre as lideranças ruralistas nacionais, Marcos Montes, se tiver espaço, poderá contribuir muito para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Parquímetro
O advogado americano, Carl Magee foi o inventor do parquímetro, aparelho utilizado para quantificar o tempo de estacionamento e racionalizar a utilização de áreas públicas, agora implantado em Uberaba. Necessária a rotatividade, com certeza, todavia, quem mais uma vez vai arcar com o custo do serviço, é o cidadão, que agora, vai pagar até para ficar parado.

Responsabilidade civil
Se seu veículo for furtado, amassado, arranhado ou sofrer qualquer dano enquanto estiver estacionado em área sujeita ao pagamento, não conte com amparo, socorro ou indenização de quem quer que seja. É que os tribunais brasileiros, em sua maioria, não entendem esse tipo de atividade como prestação de serviços de depósito, guarda ou vigilância, e sim, como mera “regulação da rotatividade” do uso do estacionamento das ruas. Portanto...

Formadores de Opinião
As mídias sociais revolucionaram, e ainda revolucionam, a forma de produzir conhecimento e disseminar a informação. Inegável, porém, que muita bobagem e mentiras são propagados pela rede e vendidas como verdades insofismáveis, contudo, os conteúdos publicados são infinitamente mais abrangentes, democráticos e livres do imperativo da “pauta oficial”.

Na rede
Exemplo disso são os blogs e as páginas do Facebook, onde são publicadas ideias originais sem a “verdade unilateral” dos poderes públicos e entidades que dominam a política e impõem seu modo de pensar à maioria. Especialmente em cidades do interior, que não levam à sério a produção cultural e a formação educacional da população, estes veículos “modernos” são de importância vital.

Uberaba em Fotos
Com sítio e página no Facebook, “Uberaba em Fotos”, administrados pelo amigo Antônio Carlos Prata, é verdadeira demonstração de amor pela cidade. Sem patrocínio oficial, dedica-se integralmente à preservação da memória e história da cidade de Uberaba e de sua população. Segundo o administrador, “Uberaba em fotos foi criada com o intuito de divulgar fotos, notícias, causos, receitas ligadas a nossa cidade, a nossa cultura e nossa história”.

Blogs
Em Uberaba existem alguns abnegados que contribuem em muito com o conhecimento e a propagação de “novas ideias”. A jornalista Giselda Campos e seu blog “Conta Gotas”, sempre saindo na frente com suas informações sobre política e governo. Da mesma forma, o comunicador Luiz Renato Rodrigues da Cunha, em sua página do Facebook e no seu blog “Em todas”, deixa todos bem informados sobre assuntos de governo e comportamento, sua perspicácia extremamente elegante, cativa e envolve.

Jornais eletrônicos
O amigo e xará Túlio Micheli com sua página “Boca no Trombone” transmitindo informações ao vivo e sempre recheadas de comentários de ouvintes e internautas é outro bom exemplo. E claro, o jornal eletrônico “Folha de Uberaba”, do jornalista e empresário Mozart Junior informando de maneira autônoma e independente, sem rabo preso ou temor, destoando da mídia “oficial”, que é subserviente aos poderes e comprada com o suado dinheiro dos contribuintes.

Whatsapp
Mas o que realmente se destaca como “veículo” de informação popular são os grupos de Whatsapp, desde os mais pragmáticos, que informam melhor preço de combustíveis, até os mais filosóficos, que discutem política ou o dia a dia de profissões e segmentos. Faço parte de alguns, e o que mais chama a atenção atualmente é o grupo “Política Uberaba 2020”, idealizado pelo educador Cássio Frank.

Política Uberaba 2020
O grupo afirma que tem por objetivo “a formatação de forças da cidade em torno de uma política voltada para Uberaba, sem paixões partidárias!”. Entre os membros do grupo jornalistas, assessores parlamentares, agentes públicos, advogados, professores e líderes comunitários. Extremamente ativo, as discussões giram em torno de demandas da comunidade, críticas e sugestões sobre a administração pública e é muito bem informado.

Nacional
Logo mais às 16h30m o Nacional Futebol Clube enfrenta, na cidade de Patrocínio, no Estádio Manoel Caldeira, o Patrocínio Esporte Clube, no primeiro jogo da final do Regional sub 20. O Nacional liderou a última fase do campeonato, fechando a etapa com 33 pontos, contra 26 do seu rival. O último jogo será realizado no próximo sábado, no Estádio JK, às 16h30m.

SEMACC
O Colégio Marista Diocesano, em Uberaba, agradou pais e alunos com a realização da Semana Marista de Arte, Cultura e Conhecimento. O evento mobilizou toda a equipe de funcionários, professores e diretores, para que pais, alunos e comunidade escolar pudessem se envolver e encantar com as atividades apresentadas, desenvolvidas com muita responsabilidade social e criatividade. Como membro dessa família marista, agradeço ao Diretor José Augusto Alves, por tanta dedicação e carinho com nossos meninos!

Publicidade