Coluna Túlio Reis

Lula direto da prisão

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que havia proibido o o ex-presidente Lula de conceder entrevista, voltou atrás. Agora Lula está livre (ops!) para conceder entrevistas à imprensa. O Sul21 Mídia Eletrônica S.A já encaminhou solicitação ao ministro Ricardo Lewandowski para que reitere a decisão outrora suspensa, autorizando o acesso ao ex-presidente.

Recurso

Terça-feira é dia de muita expectativa para petistas e não petistas. A manter a pauta, o STJ deverá conhecer recurso aviado pela defesa de Lula contra a condenação no caso Triplex, que rendeu 12 anos e um mês de pena. Diversas são as hipótese, de absolvição, redução de pena, mudança de regime de fechado para aberto ou domiciliar, etc, inclusive manutenção da condenação. 

Boa notícia

Ainda que em tempos de completo obscurantismo, a cidade de Mariana será beneficiada com R$ 20 milhões para preservação do patrimônio histórico. Isso mesmo. O governo federal, (ainda no governo Temer) através do BNDS e da Lei Federal de Incentivo à Cultura vai investir no restauro de imóveis históricos e implantação do Museu da Cidade. A igreja de São Francisco e a Casa do Conde de Assumar (aquele que matou Felipe dos Santos) estão entre os edifícios que serão recuperados e “devolvidos” à comunidade.

Indústria da multa

A histórica e badalada Ouro Preto (MG) está na moda. Tal e qual grande parte das cidades mineiras, mergulhou de cabeça nessa política de arrecadação sem limite. Fiscais (guardas municipais) espalhados por toda a cidade não poupam ninguém de multas. Cidade mal sinalizada, trânsito caótico, nenhuma informação, e uma voracidade incomum. Especialmente depois dessa atual administração, abandonou por completo sua política de receptividade ao turista e transformou-se numa besta-fera arrecadatória. Nunca vi nada igual.

Marielle

Que mulher danada – em vida atuava com coragem e esperança na defesa dos desvalidos e excluídos pelo sistema, e isso a levou à morte. Morta, seu nome e memória, sempre lembrados, provocam a ira dos opressores. É incrível o que presenciei em Ouro Preto – Guarda Municipal agindo com truculência e ódio, pisoteando com virulência descomunal – é patológico – desenho em homenagem à vereadora nos tradicionais tapetes de Ouro Preto. Realmente, Marielle vive!

Grande Encontro

 

Joaquim José da Silva Xavier, o Tirandentes, líder da Inconfidência Mineira, um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil, que representa a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo colonizador. Jesus Cristo, um dos maiores ícones da humanidade, líder (Deus) supremo de uma das maiores religiões do mundo, humanista e filósofo. Pois bem, 21 de abril uniu mais ainda a história dessas figuras históricas e claro, os ideais de liberdade tão caros pra nossa gente mineira!

OAB convida

O auditório da OAB de Uberaba recebe nessa sexta-feira a jurista, Eliana Calmon Alves. A palestrante, que abordará o tema “Novos Rumos do Combate à Corrupção” foi a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça. A ex-ministra tem por característica as “opiniões contundentes” sobre os mais variados temas. Eleitora convicta de Jair Bolsonaro, Eliana, em meados do ano passado, protagonizou um embate fortíssimo com a ANAMATRA e Juízes do Trabalho, ao tecer críticas severas contra a Justiça do Trabalho. Dia 26 de abril, às 19h - Ingressos a R$ 40,00. Informações na secretaria da OAB.

Panelaço

Até a ABCZ aderiu ao panelaço! Não, ainda não é um protesto contra o governo – se bem que deveria, uma vez que a carne brasileira corre risco de não encontrar mercado nos países árabes por conta de atitudes tolas do presidente – ainda é apenas uma atividade de marketing para entrar no Guinness World Records. A entidade do “boi de capim” vai preparar o maior cozido da história. A renda com o evento será destinada ao Hospital de Câncer de Barretos.

Tacanho

Gostei da iniciativa da ABCZ. A nota fora foram algumas reações da imprensa e ativistas de redes sociais – com um pensamento tacanho, reivindicando um bairrismo mesquinho, criticaram a destinação da ajuda humanitária para o hospital de Barretos. Querem que apenas entidades locais sejam beneficiadas. Para quem desconhece o trabalho humanitário realizado pelo hospital sugiro uma visitinha à página da entidade:    https://www.hcancerbarretos.com.br Valeu ABCZ!

Olavo

Olavo Sabino de Freitas Júnior partiu. Sua inteligência e sagacidade fizeram sua fama em diversas gerações. Homem de opiniões fortes, sem papas na língua. Não convivemos muito, mas por diversas vezes experimentei a sabedoria e acidez do jornalista. O professor Décio Bragança entrevistou, ano passado, o jornalista. Vale a pena conferir: https://youtu.be/caondLYWdWs

Mesa de Boteco

A Loja Maçônica Templários de Uberaba e a Fraternidade Feminina Sol das Acácias realizam no próximo dia 18 de maio seu “1.º Boteco dos Templários”. Comida típica “Mesa de Boteco” à vontade. Música ao vivo com a banda “Entre Amigos”. Será a partir das 13h no salão de festas da Loja Maçônica 20 de Agosto, na Avenida Santos Dumont n.º 2.650, Uberaba. Adquira já o seu convite.

Aguar

O livro AGUAR – vidinha de menino encontra-se à venda na livraria Lemos e Cruz, em Uberaba. Já foram vendidos mais de 300 exemplares somente em Uberaba. Escrever para crianças, sem a escora de grandes editoras ou instituições é tarefa árdua. Contudo, extremamente gratificante encontrar leitores que valorizam a produção independente e reconhecem a importância da literatura na formação de nossas crianças.

 

*Marco Túlio Oliveira Reis é advogado OAB/MG n.º 60.364 e jornalista Registro Profissional n.º 16.609/MG.

 

 

Publicidade