COLUNA TÚLIO REIS

Marco Túlio Oliveira Reis – mtoreis@hotmail.com

 

Ódio
O conteúdo das postagens nas páginas de Facebook e nas contas de Twitter demonstram que a crueldade e o ódio dominaram os corações dos opositores de Lula. A morte do se seu neto, Arthur, vítima de meningite, desencadeou o regurgitar de excrecências absurdas e desumanas. Fico pensando que mal o ex-presidente fez a cada um desses psicopatas. Ainda ontem, quando findava seu mandato, era aclamado por quase 90% dos brasileiros como o melhor presidente da história do país.

Cadela
Para os que duvidam da advertência de Bertolt Brechet de que “a cadela do fascismo sempre está no cio”, a morte de Arthur, neto de Lula, comprova a sordidez humana e a atualidade da afirmavam do poeta. Não bastassem comentários doentios e mesquinhos nas redes sociais, algumas dessas cadelas mostraram o rosto, têm nomes e sobrenomes. Uma delas é Alessandra Strutzel – “autoproclamada” blogueira e youtuber. Ah! Ia me esquecendo, coincidentemente é eleitora de Bolsonaro.

Aberrações

Organizado por Mary del Priore, em 1998 a Companhia das letras fez publicar texto de Afonso d’Escrangnolle –Taunay intitulado Monstros e Monstrengos do Brasil. A obra de 272 páginas apresenta ao leitor uma série de “figuras da fauna fantástica brasileira”. Não sei por que estes quarenta e poucos dias de governo do “dein kaptain” fez-me lembrar desse livro. Talvez seja a essência de ambas as obras – verdadeira coleção de aberrações – o ponto convergente atiçando minha lembrança.

Carreirista
Engana-se quem pensa que as sucessivas derrotas e desautorizações públicas incomodam o ministro da Justiça Sérgio Moro. Não é porque um ou outro membro do clã Bolsonaro promove enfrentamentos às suas vontades, que Moro entregará os pontos. Ao aceitar cerrar fileiras com o governo, abandonando prematuramente a carreira de magistrado, o juiz de Curitiba tinha em mente planos maiores do que servir o país. Enquanto não abocanhar a tão desejada vaga no STF Moro não se incomodará em servir de capacho aos caprichos do presidente.

Pipocas
Pipocas gourmet além de estar na moda são incrivelmente deliciosas. A Poc, da jovem empresária Ranna Reis de Oliveira Brito de Falco, está fazendo grande sucesso entre as pessoas descoladas que gostam de inovar em suas recepções. A Poc trabalha com milhos selecionados, escolhidos com todo critério e profissionalismo.

Gourmet
As pipocas gourmets são elaboradas artesanalmente e embaladas manualmente, com todo carinho e capricho. Diversos são os sabores que agradam os mais finos paladares. Atende eventos sob encomenda: Telefone: (34) 9 9156 3113; Facebook: PocPipocasGourmet; Instragram: @PocPipocasGourmet e Email: pocpipocasgourmet@gmail.com.

Aniversário
E minha Uberaba, se falo de maneira possessiva é por excesso de amor. Tanta coisa de ruim acontecendo e, impávida, caminha para seu bicentenário, hoje completa 199 anos. Que doravante, a promessa de dias melhores se materialize nos corações de seus filhos. Feliz aniversário terra querida, que abriga meus antepassados desde sua tenra história. Terra que me viu nascer e há de afagar meu último suspiro.

Carnaval
O reinado de Momo, que em tempos outros marcou época em Uberaba, hoje não passa de lembranças embaçadas na memória dos menos jovens. Sírio Libanês e suas noites de “Bagdá”, Jockey Club e suas meninas grã-finas, os salões da Associação e do UTC repletos de alegria, o lança-perfume e a loló, aumentando a graça dos tradicionais bailes carnavalescos.

Maria Giriza
As ruas dominadas pelos mascarados da Maria Giriza, a graça e beleza do bloco dos palhaços. Os Mapuabas e seus tambores divididos em várias escolas, o Grêmio Recreativo do São Benedito tão bem conduzido pelo Dr. Carlos Leal... ainda ouço o repique dos tamborins do Santa Maria sob a batuta firme do Pereira, os Bambas do Fabrício, Brasil Moreno, Lindor, Tampinha, e tantos outros personagens esquecidos num canto qualquer da recordação.

Tia Geralda
O livro de charges do autor mineiro Rômulo Garcias está fazendo verdadeiro sucesso em todo o Brasil. “Tia Geralda – a morte e o gato” que retrata de forma contundente a força de viver da personagem principal e seu enfrentamento com o cotidiano, encanta pela expressividade, elegância e traço marcante do autor, que como ele mesmo afirma, “vive de riscos”. O livro pode ser adquirido através do email romulogarcias2013@gmail.com

Literatura
Por iniciativa do membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, colunista Jorge Alberto Nabut, a Livraria Lemos e Cruz promoveu na quinta-feira passada, 28 de fevereiro, o I Encontro de Escritores Uberabenses. Sucesso absoluto com a participação de mais de 3 dezenas de autores. A Livraria Lemos e Cruz consolidando-se como um dos raros ambientes amigáveis e fomentadores da cultura em Uberaba.

*Marco Túlio Oliveira Reis é advogado OAB/MG n.º 60.364; jornalista Registro Profissional n.º 16.609/MG.

Publicidade