COLUNA OLHO VIVO por Marco Túlio Reis

Marco Túlio Oliveira Reis – mtoreis@hotmail.com

Biometria
Procedimento obrigatório que impedirá a participação do eleitor nas próximas eleições, caso não seja realizado, a Biometria exige paciência de Jó dos incautos cidadãos que a ela se sujeitam. O tão afamado agendamento eletrônico raramente funciona e as filas imensas e as tolas exigências burocráticas impostas pelo TSE são martírios para os eleitores uberabenses. O prazo finda em 9 de fevereiro.

Lula
Condenação de Lula pelo Tribunal Regional Federal, confirmando e ampliando a sentença de Moro, torna o processo eleitoral inusitado, uma vez que são grandes as chances do petista restar fora das eleições. Alegria de muitos, inconformismo de outros tantos, esta situação ainda não está consolidada e muita água, turva, há que se diga, vai passar debaixo desta carcomida ponte.

Sustentabilidade
As movimentações com vistas às eleições deste ano trazem à Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, a ex-senadora e ex-ministra de Lula, Marina Silva. Marina estará em Belo Horizonte neste sábado, para lançamento de sua pré-candidatura à presidência. Rede Sustentabilidade será o partido pelo qual a candidata tentará, pela terceira vez, a cadeira do Planalto.

Anunciado
Não resta dúvida que o deputado federal Marcos Montes (PSD), será o principal personagem nas próximas eleições, no tocante ao grupo do prefeito Paulo Piau (PMDB). Fato já informado pelo prefeito é que o deputado federal Marcos Montes e o deputado estadual Tony Carlos (PMDB) contarão com o apoio do grupo político do governo. Todavia uma dobrada inusitada poderá abrir rachaduras nesta certeza consolidada.

Pretensão
Corre nos bastidores a informação que o presidente da Cohagra, Marcos Jammal (PMDB), trabalha para viabilizar sua candidatura à deputado estadual. Jammal, que desfruta de bom trânsito junto à Piau, e o operoso vice João Gilberto Riposatti (PSD) seriam mais opções de dobrada para Marcos Montes. O que deixa Tony Carlos fragilizado e dizem uns, extremamente descontente com o prefeito.

Surpresa
Fonte da coluna alertou para uma situação surpreendente sobre mais uma opção de dobrada para Marcos Montes. Uma candidatura, absolutamente fora dos meios políticos poderá surgir neste cenário, sendo tida como verdadeira cereja no bolo de MM. Trata-se do promotor de justiça José Carlos Fernandes Júnior, que no pleito passado foi sondado para candidatar-se à prefeitura.

Mas nem tanto
O promotor, àquela época, através de correspondência dirigida ao deputado, de maneira elegante e respeitosa, declinou do convite. Todavia, esta especulação, que para alguns é surpreendente, vez que José Carlos quando atuava como curador do patrimônio público não deu trégua aos figurões da política local, para outros é bastante razoável.

Genética
É que José Carlos, natural da pequena Cardoso (SP), dizem, já conta com tempo suficiente para aposentadoria integral, além do que, sua genética é bem próxima da política. Seu pai atuou por diversas vezes na política naquela região, inclusive ocupando cargo de secretário municipal de governo em passado recente. Como afirmava o saudoso jornalista Fabiano Fidélis: “Quem viver verá!”.

Petistas
No PT uberabense, mesmo com a fragilidade que a conjuntura política impõe ao partido, com a maioria de suas lideranças históricas ausente da militância, a disputa por uma vaga de candidato a vaga de deputado estadual é intensa.  O deputado Adelmo não tem concorrentes para a cadeira de federal, contudo, o advogado Sebastião Severino, o ex-presidente da legenda Josimar Rocha e o diretor regional de Saúde, Ivan deverão levar seus nomes à convenção.

Terra em transe
Glauber Rocha, em 1967 concebeu e dirigiu o longa metragem Terra em Transe, que é considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros. A trama narra as peripécias de políticos e assessores e suas traições, trapaças e articulações, tão comum em nossos dias. Vale a pena, para conhecer um pouco a alma da política brasileira, mergulhar nesta trama do genial baiano.
 

Marco Túlio Oliveira Reis é advogado, jornalista e professor universitário. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de Minas Gerais. Colunista da Revista ID Magazine. Assina a COLUNA DE SEGUNDA nesta Folha de Uberaba.

Publicidade

Anuncie