Coluna Mozart Jr. sem censura

Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.

Sócrates

 

Incomodo
Se eu já me sentia incomodado em ver certas situações envolvendo candidatos a presidência do país, como candidato que fala, ainda que metaforicamente em metralhar adversários e isso ser espalhado para o mundo todo ou um presidiário que faz reuniões diárias para decidir sobre os rumos da campanha presidencial e ganha mídia com isso, imaginem depois do fato de hoje...

 

 

Atentado
Vários outros assuntos estavam na pauta da coluna de hoje, mas o atentado sofrido por Jair Bolsonaro acabou tomando conta de qualquer discussão nesta quinta feira. A pergunta aqui é: o que se deduz dessa situação?

Clima tenso
Falo aqui, não é de hoje, sobre o clima de beligerância dominante nas discussões sobre candidatos que tem tomado um rumo perigoso. É comum ver nas redes sociais as pessoas partindo para ataques pessoais por conta da campanha política, infelizmente a juventude da democracia no país ainda faz com que se discuta política como  futebol e que os ânimos se exaltem alem do natural.

Polarização
O discurso polarizador não leva ninguém a lugar algum, ao contrario, embrutece os argumentos. Nada justifica o corrido hoje, independente da opinião sobre o candidato nada justifica o ato de violência, que sirva de reflexão para aquelas pessoas que falam em “acabar” com os seguidores de candidato A ou B.

Teorias da conspiração
A principio, quando a noticia era de apenas um arranhão, divulgada pela própria equipe do candidato, muita gente  cogitou tratar-se de armação por parte do próprio staff do candidato, a medida que a noticia de que o estado de saúde dele não é tão simples, fez essas pessoas engolirem suas falas e criou um clima de tensão que chega a ser palpável no ar.

Espera
Agora o que resta é aguardar o desenrolar da situação clinica do candidato e apurar a motivação o mais rápido possível. É preciso também que os próprios seguidores do candidato tenham cuidado antes de partirem para conclusões que podem levar a piorar a situação.

Fake
O momento é de se ter calma e principalmente com as redes sociais, se os fake news já estavam a mil por hora, imaginem agora, então cuidado, não repassem nada a não ser que tenham certeza absoluta da fonte.

Certeza
Apenas uma certeza fica dessa situação, a de que temos muito que aprender para nos tornarmos uma nação onde a discussão no plano das ideias seja restrita apenas a isso, o plano das ideias.

 

Medo
Certa vez me perguntaram o que eu mais temia no mundo e eu disse que era a ignorância, pois ela cega e pode fazer as pessoas agirem de forma irracional, pois bem, esse medo agora esta multiplicado por “zentos” porque as reações nas redes sociais já são por si só assustadoras. Que dó desse país.

 

Será que não ficou claro
Será que o entendimento de que o discurso de ódio não leva a lugar nenhum vai demorar?

 

Nosso quintal
Como eu disse hoje o que não faltava era assunto do quintal da Zebulandia, então vamos a alguns.

 

Enquete
Aproveitei esses dias para conversar bastante com funcionários da prefeitura e claro que para questiona-los sobre as ultimas medidas tomadas, como o atraso no pagamento sob a justificativa que o problema são os atrasos nos repasses do governo estadual e acho que a equipe do prefeito deveria ter encarregado alguém para fazer o mesmo...

Poucos
Pouquíssimos funcionários, dos que trabalham mesmo, não conversei com comissionados já que entre esses a gente sabe que alguns só estão ali para defender o que for, acreditam na versão da prefeitura pelo que constatei, a maioria vê o fato como uma artimanha política para aumentar a rejeição a Pimentel e  conquistar votos para Anastasia e Marcos Montes… como eu disse, a equipe deveria ter feito essa enquete também...

Domingo na Concha
Outra decisão tomada foi a de adiar o domingo na Concha por tempo indeterminado, sob a mesma justificativa e aí também, teve gente questionando. Alguns músicos que pediram inclusive para não serem identificados, disseram estranhar a medida, já que, segundo eles, o pagamento das apresentações sempre demorou a ser feito, mas a versão oficial  é essa e quem sou eu para dizer que está errada.

 

 

Publicidade

Anuncie