Coluna Mozart Jr. Sem Censura







Palavras
“Defendo um Estado pequeno e forte e o que me parece é que o que vocês têm no Brasil é exatamente o inverso, ou seja, um Estado grande e fraco."
Margaret Thatcher


Abnegação...

O anúncio da aprovação de lei que institui o 13º salário para os secretários municipais é totalmente legal do ponto de vista jurídico, porém nada legal do ponto de vista do cidadão... Hoje os vereadores aprovaram e está sacramentado, isso deixa muito claro uma coisa, não há neste país, NINGUÉM que esteja em cargo público que esteja realmente pensando no PÚBLICO, aqui, cargo político é um meio de vida, e  bem mais fácil do que a das mulheres que carregam essa pecha. Por outro lado, a votação em época de copa do mundo também não deixa de ser inteligente, ocupa os papos de botequim só até o primeiro gol do Neymar


Expectativa
A expectativa de um povo sofrido e revoltado era de que o exemplo viesse de cima e esse tipo de coisa fosse combatido pelos homens que detém o poder. Ah, vão dizer, mas não podemos fazer nada, a lei garante e determina. Ah, direi, se querem tirar a cidade, assim como o país da crise, comecem a dar exemplo, e não estou falando só para os secretários que,  é claro, estão vendo o seu lado e estão no seu direito, estou falando do prefeito, dos vereadores, dos deputados, senadores, a verdade é que ninguém nesse meio abre mão de suas mordomias.


Ofensa
Para o trabalhador que ganha salário mínimo e gasta grande parte desse salário com condução, alimentação e apenas sobrevive, é dolorido ler que alguém que, tem carro a disposição, com combustível, motorista e tudo mais de regalia tirado do suor desse trabalhador na escorchante cota de impostos que paga, dizer que precisa de um 13º salário que representa cerca de 13 vezes o que o trabalhador, pobre mortal,  recebe.


Abono
Vale lembrar que essa mesma prefeitura todos os anos diz que não pode pagar abono aos trabalhadores por questão de arrocho e economia, não seria a hora de se mostrar um mínimo de abnegação e começar a mudar isso? Tudo bem, é legal e direito, mas é no mínimo inadequado no momento, assim como todas as mordomias de que desfrutam os políticos desse país.


Não acaba
E vai de secretário aqui, vereador ali, deputado lá e o Brasil segue tendo os políticos mais caros do mundo proporcionalmente ao retorno dado por eles. Esses dias voltou a circular no Facebook uma pegadinha feita pelo CQC em que os deputados assinaram uma petição para incluir uma garrafa de cachaça na cesta básica, após descobrirem o que assinaram, as reações foram, ou violentas ou de deboche, assim eles lidam com a indignação do povo, ou com violência, principalmente agindo nos bastidores, ou deboche.


Pode pintar

E a situação do governador Fernando Pimentel é tão critica, índice de rejeição na tampa, que já corre nos bastidores, a possibilidade de sua substituição pela ex-presidente Dilma Rousseff na corrida pelo governo de Minas Gerais... Uma coisa é certa, Dilma será candidata em Minas, o cargo ainda está dependendo da movimentação das pedras do tabuleiro.


Briga
E o deputado Rodrigo Pacheco parece quere levar mesmo sua candidatura à frente.  Apesar de muita gente achar que o deputado queria apenas valorizar o passe como tantos outros por aí, ele parece ter percebido que existe sim a chance de se tornar a alternativa para quem não quer saber mais da turma do PT mas também não se sente a vontade em ver Anastasia, que sofre com a sombra de Aécio, como opção de mudança.


Estudos
A equipe do candidato do Democratas vê que a busca por uma alternativa que represente o rompimento com o atual e o antigo, podem trazer bons frutos ao pré-candidato. Tudo indica pela confirmação de Ana Paula Junqueira, esposa de Odelmo Leão,  prefeito de Uberlândia, o que representaria uma jogada de mestre em relação à captação de votos no Triângulo Mineiro. Será que a esperada polarização PT/PSDB será ameaçada por esse fator novo?


Absurdo

Ontem professores agendaram reunião com pais de alunos em escola estadual para exporem seus motivos em relação à paralisação e mostrar as dificuldades pelas quais estão passando em razão do descaso do governo do estado.  Pois bem, diretoras foram ameaçadas até com perda de cargo caso participassem da reunião e isso porque quem governa o estado no momento é o “partido dos trabalhadores”. Caso interesse ao governo e aos seus pit bulls que estão de guarda, os pais não só entenderam a situação dos professores, como abraçaram a causa e em ano de eleição não é preciso falar o que significa né...


E segue o “to nem aí”
O aviso da CEMIG distribuído com a conta de energia de que novos pontos poderão ser adotados para recebimento da conta causou revolta em muita gente. As redes sociais ficaram congestionadas com opiniões sobre o assunto. A verdade é que tudo que a Cemig faz ultimamente tem causado insatisfação e isso está intimamente ligado aos valores praticados no estado, mais uma vez os impostos são os vilões.


Por falar em vilões
O cartel dos combustíveis em Uberaba, por mais que os donos de posto queiram dizer que não existe, fica cada dia mais escancarado, nem décimos de centavos para disfarçar mais estão usando, agora é descarado mesmo a uniformização dos preços. O argumento dos impostos do estado serem os grandes vilões da história perde força quando motoristas viajam a cidades vizinhas e encontram lá, no mesmo estado, preços com diferenças significativas, para baixo, dos praticados aqui.


Meio Ambiente

O ambientalista Celso Provenzano voltou a causar impacto nas redes sociais, ele postou denúncia sobre o descarte irregular de esgoto na lagoa do piscinão e protocolou denúncia no MP contra o CODAU e prefeitura de Uberaba. O ambientalista chama atenção o lançamento de esgoto in natura na lagoa o que causou a mortandade de peixes e também fala da questão de outros animais, inclusive as capivaras que estão usufruindo da água contaminada do local. O assoreamento da lagoa também é mencionado. A postagem teve grande repercussão e com certeza já é de conhecimento dos citados.

 

Mais das redes sociais
Outro assunto que bombou nas redes sociais hoje foi a entrega de casa no residencial Rio de Janeiro, a presença de vários representantes da política local chamou atenção e pra muita gente, ficou claro que muita gente ainda acredita que está “ganhando mesmo uma casa por bondade política e isso continua sendo uma grande fonte de exploração política por parte dos homens públicos. É a velha questão: não há como mudar um país sem conscientizar o cidadão dos seus verdadeiros direitos e um destes é o de ter conhecimento de que o governo NÃO DÁ NADA PARA NINGUÉM, ao contrário, tudo que vem do governo custa muito caro.

 

Melhor do dia
A melhor noticia do dia não foi a derrota argentina na copa, mas a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu hoje (21), por unanimidade, declarar a inconstitucionalidade do artigo 45 da Lei 9.504/97, conhecida como Lei das Eleições, que criou restrições a programas humorísticos veiculados no rádio e televisão durante o período eleitoral. Querer impedir a gente de pelo menos rir de suas peripécias já era demais para os políticos tupiniquins. Não quer virar piada? Aja com seriedade e ética.

Publicidade

Anuncie