Coluna Mozart Jr.





Palavras
“Não é o que escrevo, é como você entende.” 
WESLEY D'AMICO
 
Oposição
Tenho acompanhado vários grupos de WhatsApp criados para discutir questões relacionadas à política local, posso afirmar sem medo de errar, que existe muita gente fazendo oposição ao atual governo de forma coerente e sensata, porém, existe um grupo e não é pequeno, que critica a tudo e todos e nem se interessa em se aprofundar nas questões, apenas quer discordar.
 
Coro
Eu tenho falado sempre aqui e também no programa com meu amigo Paulo Garcia sobre a questão do denúncismo que parece ter virado moda em Uberaba.
Sempre comento que a denúncia de más ações por parte de homens públicos é importante em uma democracia, porém é preciso que esse tipo de ação seja pautada na maior seriedade possível.
 
Arquivado

Hoje na Câmara Municipal os novos pedidos de impeachment do prefeito Paulo Piau acabaram sendo arquivados e o documento lido pelo presidente da casa foi exatamente nessa linha, falou sobre denúncismo inconsequente e com fins políticos. Quem  ouviu o programa no sábado vai se lembrar que falei exatamente isso. Segundo informações não vai demorar para aparecer mais...

Discordância
Apenas dois vereadores discordarem do arquivamento, Kaká  e Mariscal, nada fora da normalidade.

Até que não falei bobagem não
Fato ocorrido no mês passado, quando o Ministério Público se manifestou após receber requerimento encaminhado pela Câmara Municipal de Uberaba a pedido do vereador Thiago Mariscal, vem ao encontro do que tenho falado. O pronunciamento do promotor corrobora com aquilo que venho falando ao longo desses meses.
 
Chamada
O vereador recebeu uma chamada do Ministério Público após enviar requerimento para que aquele órgão investigasse a Codau sob alegação de que a autarquia estaria realizando trabalhos que não são de sua alçada.
 
Recado
O promotor José Aparecido Gomes Rodrigues chamou atenção do vereador chegando inclusive a declarar que ele parece equivocado ou desinformado de sua própria função e o alertou para o fato de que requerimento para que aquele órgão; “averigue as ações da Codau e caso descubra alguma irregularidade tome as devidas providências”, chega a ser desrespeitoso.

Denúncismo
O promotor chama atenção do vereador e pede para que ele, quando quiser apresentar uma denúncia o faça com respaldo em fatos concretos e minimamente respaldado por documentos como é  exigido inclusive de cidadãos comuns, sob pena de se enquadrar no denúncismo inconsequente que tem causado tanto mal ao país  quanto desmandos de administração pública. O requerimento do vereador obviamente foi indeferido.

Espaço
Tentei ouvir o vereador sobre o caso, porém ele não retornou até o fechamento da coluna.

Berlinda
Aliás, o vereador Thiago Mariscal parece não estar em um momento muito positivo, além de tudo isso, em breve a situação de algumas denúncias contra ele serão avaliadas pela comissão de ética da casa...
 
Enquete
Enquete realizada na Folha Uberaba sobre o número de cadeiras na Câmara Municipal mostrou um resultado que deve trazer preocupação. A maioria esmagadora dos votantes, 88% é contra o aumento de cadeiras. Fato que mostra o alto nível de desinformação do eleitor, isso fica evidente nos comentários.

Custo
As pessoas ainda tem aquela ideia de que o aumento de cadeiras significa aumento de gastos, isso somado ao descrédito da classe política, faz muitos incorrer em nesse erro.
O ex-presidente da CMU, Luiz Dutra era uma das pessoas que fazia questão de usar esse argumento, dos custos, para se dizer contra o aumento.
As pessoas não entendem que se houver mais vereadores, além de aumentar a representatividade, obrigará os vereadores a administrarem melhor a verba do duodécimo. Isso implica em menos assessores e mais trabalho.
 
Campanha
Fica a sugestão para que a Câmara realize uma campanha de esclarecimento bem didática para mudar esse quadro e aumentar a conscientização popular.

Sucesso
O segundo festival de inverno de Peiropolis superou as expectativas, shows de muita qualidade e muita gente bonita circulando por lá.
Mais uma iniciativa em prol da cultura que merece aplausos.
Aliás Uberaba tem tido excelentes eventos para que aprecia manifestações culturais, no próximo dia 5 será a vez da orquestra filarmónica de Minas Gerais, mais uma ótima opção para quem quer ouvir boa musica.

Publicidade