COLUNA DE SEGUNDA - Marco Túlio Oliveira Reis

 – mtoreis@hotmail.com

 

Tiroteio

Hoje completa uma semana da noite de terror vivida por parte da população uberabense. Até agora nenhuma explicação convincente por quem de direito. Nada além de justificativas evasivas, desculpas esfarrapadas e vaidades exacerbadas. Lamentável o ponto que chegamos. Deus tenha piedade de nós!

Incrédulo

Semana passada não escrevi a coluna, porque estava incrédulo com tudo que aconteceu, ou melhor, que não aconteceu. Eu que moro a poucas quadras da empresa Rodoban e presenciei toda a operação. Aliás, saí às ruas pensando que carro incendiado na porta da minha casa era acidente. Voltei porque vi homem atirando freneticamente para cima com pistola de repetição.

Talento

Poupei meus leitores de lamúrias, indignação, perplexidade e de palavras das quais poderia me arrepender depois. Sempre soube do sucateamento das polícias perpetrado pelos últimos governos do estado mineiro, mas não imaginava que chegava a tanto. Para render dois batalhões bastou meia dúzia de marginais e uma “ponto 50”. Foi chocante descobrir que o talento do meu estado natal se reduz à arrecadar, freneticamente arrecadar. Inclusive com auxílio luxuoso das polícias.

Escorpiões

E esses tais bichinhos continuam aparecendo nas residências de Uberaba. O escorpião é um animal invertebrado, com hábitos noturnos, costuma se esconder durante o dia em lugares escuros, como embaixo de pedras, madeiras, cascas de árvores, buracos, em meio a entulhos, etc. Alimenta-se de insetos como cupins, moscas, grilos, baratas, entre outros. Seus principais predadores são os sapos, lagartos, lacraias, louva-deus, galinhas, corujas e gaviões.

Perigo

Ainda que poucos acidentes com escorpiões tenham sido relatados, diversas são as ocorrências do animal. Existem relatos da presença de escorpião em praticamente todos os bairros da cidade e sua picada pode ser fatal.  Ao ser picada por um escorpião, a pessoa deve procurar imediatamente um hospital especializado. Lá será feita a aplicação de medicamentos no local da picada para o alívio da dor e, em casos mais graves, a aplicação de soro antiescorpiônico. Em Uberaba apenas o Hospital de Clínicas da UFTM está preparado para este tipo de atendimento.

Tô de mal

Parlamentares com base eleitoral em Uberaba andam na bronca com a coluna. E não lhes tiro a razão. Desde quando iniciei estas “letras” alerto meus leitores e a sociedade para a necessidade de renovação. Defendo ardorosamente o fim da reeleição porque é um câncer da democracia. Política não é profissão e muito menos carreira – em tese é munus publico. Contudo, muitos fazem dela meio de vida e com direito à hereditariedade.

Beicinho

O deputado estadual Tony Carlos (PMDB) candidatíssimo à reeleição e provável candidato á prefeito de Uberaba em 2020 foi um dos que esbravejou contra a tese. Tá certo, cuidando de seus interesses, entretanto, os interesses da sociedade e da República são outros. O Brasil precisa de mudanças radicais e imediatas. Estes deputados que lá estão, mesmo que trabalhadores e honestos, não têm compromisso com as transformações que o país precisa.

Tradição

Restaurante Tabu, da amiga Jussara Daher mantendo a tradição de recepcionar os artistas que por aqui aportam. Na noite de domingo, após a peça “A mulher de Bath”, Dona Beija, ops... Maitê Proença fez questão de saborear o filé mais famoso do Triângulo Mineiro. Acompanhada do produtor Tonico Carvalho, a atriz distribuiu sorrisos e simpatia aos frequentadores do restaurante.

Brasil

Enquanto a funkeira Anitta canta o hino nacional do GP Brasil, o país vai caminhando aceleradamente para o fundo do poço. Em Brasília e nos castelos de poder, tudo na mesma. Roubo, corrupção, achincalhe e privilégios. E essa corja que nos governa acabou, primeiro, com nossa cultura, depois, com nossa alta estima, em seguida, com nossa língua, depois, com nossos empregos, nossas profissões, agora com nossos sonhos... nossa esperança!

AMORC

Todas as terças-feiras às 19h o Pronaos Rosacruz Uberaba, da Antiga e Mística Ordem Rosacruz - AMORC promove meditação aberta à comunidade. A meditação é uma arte milenar para a harmonização e a elevação da consciência, sendo inclusive reconhecida hoje por parte da comunidade médica mundial como eficaz para a prevenção e mesmo o tratamento de muitos distúrbios. O Pronaos está localizado na rua Francisco Barcelos, n.º 433, Bairro Fabrício.

 

Marco Túlio Oliveira Reis é advogado, jornalista e professor universitário. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de Minas Gerais.

Publicidade

Anuncie