COLUNA DE SEGUNDA - Marco Túlio Oliveira Reis

 mtoreis@hotmail.com

 

Intolerância

Faz parte de nossa contemporaneidade os discursos violentos e as práticas agressivas contra as minorias. A Constituição Federal de 1988, dita cidadã por quem a conduziu, deputado Ulisses Guimarães de saudosa memória, estabelece a liberdade como axioma pétreo e universal. Todavia, alguma coisa está fora da ordem e o respeito e tolerância à opinião contrária estão em desuso.

Silêncio

Antes de cair em desgraça todo corrupto é bem quisto pelos amigos e aliados de conveniência. Algum tempo atrás Aécio Neves (PSDB) era uma das lideranças políticas mais badaladas na cidade, inclusive, sendo alvo de loas e rapapés pela elite ruralista da cidade. Outro que desfrutava de “grandes e poderosos” amigos em Uberaba era o “caixeiro viajante” do governo Anderson, Ricardo Saud. Hoje nem uma nota de jornal em memória destes dois.

Reeleição

Interessante o que se descobre sobre políticos e suas condutas maravilhosas. É o fim da picada o prejuízo que estes ditos representantes do povo, em nome de suas confissões religiosas, corporações ou caráter impingem ao povo brasileiro. Somássemos a quantidade de recursos públicos queimados com baboseiras, vaidades ou ilegalidades, teríamos cifra astronômica capaz de estancar todas as hemorragias sociais. Por essas e outras que sou contra a reeleição!

Eleição 2020

Muito cedo para especular, mas as movimentações e atuação do deputado estadual Tony Carlos (PMDB) acenam para a possibilidade de candidatura à prefeito no pleito de 2020. Credenciado? É uma resposta que o tempo dará. Peça fundamental na reeleição de Piau (PMDB) pode, com seu perfil popular, angariar, além da simpatia do povão, o voto dos coronéis da Zebulândia. Quem viver verá!

Luiz Neto

Quem também demonstra uma mínima vontade de voltar ao comando central da terra de Major Eustáquio é o ex-prefeito Luiz Neto. Com seu jeito cativante e despachado, Luiz é verdadeira unanimidade entre os funcionários do Codau. Ainda meio escondido da mídia, pode ser o nome que Paulo Piau vai sacar para manter seu grupo no poder.

Lulu Bailarina

Menina linda de colãnzinho rosa, super, hiper, mega apertado, personificada pelo humorista, mágico, acadêmico de direito e eleitor do Bolsonaro, Luiz Guilherme, de nome artístico Luiz Alluado, sim, com dois eles, integrante da trupe Zebu em pé, angaria uma multidão de fãs. Domingo à noite a trupe foi a atração do Teatro Municipal Vera Cruz. Lulu, sua linda, parabéns e sucesso!

Programa PG

Paulo Garcia se consolidando como um dos melhores radialistas da cidade. Sem demérito aos demais, PG tem inovado e se superado em criatividade, credibilidade e variedade. A participação de Luiz Renato Rodrigues da Cunha, radialista, comunicador, colunista e blogger em seu programa transmitido pela Rádio Transamérica Uberaba foi um sucesso. Muita informação, conhecimento e risadas. Parabéns aos comunicadores, momentos inesquecíveis através das ondas do rádio!

Dia Municipal da Poesia

Sim, é terça! Além de ser comemorado o “Dia do Saci” e aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade, aqui em Uberaba se deveria ser comemorado o Dia Municipal da Poesia. Lei municipal em vigor criou essa data. Que tal largar esse trem de halloween pra lá, juntar a família e ler uns versos de Drummond para espairecer a alma e homenagear este dia?

Dia do Saci

A data pretende homenagear o Saci-Pererê, figura mitológica do imaginário folclórico brasileiro. O Dia do Saci foi criado com o intuito de ajudar a valorizar o folclore nacional, ao invés do Dia das Bruxas (Halloween), que é celebrado no mesmo dia e que nada tem a ver com a cultura do Brasil.

O espantalho e seu criado

Quem quiser afastar-se um pouco da tensão política desses tempos, onde a intolerância, a corrupção e as mentiras – dominam o cenário nacional, sugiro a leitura da obra de Philip Pullman. O autor narra as aventuras de um espantalho, camarada e gentil, com espírito generoso, todavia, assim como as autoridades brasileiras, não se incomoda com a violência a seu redor.

 

Marco Túlio Oliveira Reis é advogado, jornalista e professor universitário. Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de Minas Gerais.

Publicidade

Anuncie