CIA promove fim de semana de encontros técnicos

FOTO ANDRÉ SANTOS PMU 
Fernando Scherer, o Xuxa, falou sobre as experiências vivenciadas durante a carreira, no sorteio da Copa Inter Atléticas (CIA)




Atléticas de cinco estados e autoridades participaram de palestra, sorteios e chaveamentos

O chaveamento da 4ª edição da Copa Inter Atléticas (CIA) movimentou a cidade no fim de semana. Os encontros técnicos, realizados pela EXP Produções, integram as ações para a competição, que será realizada de 28 de abril a 1º de maio, no complexo "CIA World", no Centro Park, e em outras dez praças esportivas.

No último sábado (14), o sorteio dos grupos reuniu cerca de 200 universitários e autoridades no Kinoplex, no Praça Uberaba Shopping Center. Estiveram presentes universitários da capital Goiânia, do Distrito Federal - Brasília, das cidades mineiras de Belo Horizonte, Araxá, Uberlândia, Poços de Caldas, Lavras, Frutal, Patos de Minas e Viçosa. Do interior de São Paulo, vieram representantes das atléticas das cidades de Lins, Santos e Franca. O evento recebeu também representante da atlética da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

Os convidados conheceram mais sobre a estrutura da CIA e conferiram a palestra do campeão olímpico, Fernando Scherer, o Xuxa, que falou sobre "Ser Campeão é um projeto de vida". 

Na sequência, os líderes das Associações Atléticas Acadêmica (AAA) acompanharam o sorteio das competições de vôlei, peteca, futebol de campo, futsal, basquete e handball, nas categorias masculino e feminino, das três divisões. O sorteio foi transmitido online nas redes sociais da CIA e teve mais de 15 mil interações.

Segundo o diretor de Esporte da EXP Produções, Felipe Reis, todos campeões por modalidade serão premiados com troféus e medalhas personalizados do evento. "Na primeira fase, as equipes são divididas em três divisões, no sistema de chaveamento, em que as melhores se classificam e seguem adiante. A partir daí, a disputa acontece no chamado 'mata-mata', em que, a cada vitória, a equipe avança. Ao final, é somada a pontuação de cada atlética, em cada modalidade, aquela com maior número de pontos gerais é a campeã", enfatiza Felipe.

Considerado o maior evento universitário em Minas Gerais e o terceiro do país, a CIA vai realizar mais de mil jogos, em 23 modalidades, com estudantes de 72 atléticas, vindos de 22 cidades, de sete estados diferentes.

A segunda etapa do chaveamento foi realizada no domingo (15), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). "Nos reunimos com as delegações para fazer a pré-tabela da disputa e verificar os horários de cada uma para evitar choque nas escalas dos atletas, já que tem competidor que disputa mais de uma modalidade", salienta Felipe. 

Além das competições coletivas, há as modalidades individuais, cujo sorteio será realizado no evento: atletismo, jiu-jitsu, judô, natação, tênis de campo, tênis de mesa e xadrez.

Nas três primeiras edições da CIA, a Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi campeã e a Engenharia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) ficou com o vice-campeonato. Ambas estão confirmadas para a 4ª edição do evento.

Comemorações - O espaço “CIA World” vai ser palco também para as comemorações durante os quatro dias. Todas as tardes, há integração entre os participantes com apresentações de grupos musicais e DJs na chamada “Arena”. Três festas noturnas, sendo duas open bar, trazem shows de artistas do cenário nacional, entre eles, Anitta, Tomate, Bruninho & Davi, MC Lan e os DJs Vintage Culture, Dennis DJ, Yuri Martins e Chapeleiro. Artistas locais também se apresentam no evento.

Serviço - Copa Inter Atléticas 2018
Data: 28 de abril (sábado) a 1º de maio (terça-feira)
Vendas: Atléticas das Universidades e ingressolive.com/cia2018
Informações: copainteratleticas.com.br e (34) 3332-7118

Publicidade

Anuncie