Caism realiza ações de conscientização sobre a doação de leite humano

População pode doar frascos de vidro para colaborar com o Banco de Leite de Uberaba

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma série de atividades na próxima semana em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio. O objetivo é conscientizar a população uberabense para a importância da doação de leite humano, incentivar as mães que amamentam a procurarem o Banco de Leite da cidade e incentivar a população em geral a contribuir com a doação de frascos de vidro para o armazenamento do leite.

Em 2019, o Banco conta com 23 doadoras e 36 litros de leite em estoque nesta sexta-feira (17) para atender a demanda do município. De janeiro até abril, foram pasteurizados 133 litros de leite materno doado, com uma média de 15 a 20 receptores atendidos por mês, ou seja, bebês que recebem o leite materno pasteurizado diariamente e que estão internados em UTI neonatal. Segundo informações da médica responsável pelo Banco de Leite Humano de Uberaba, Cristina Gobbo, esse volume seria suficiente para apenas um mês de atendimento, caso não houvesse mais doações.

A responsável técnica do Banco de Leite, Márcia Alves Pereira, explica que a data é comemorada para incentivar o aleitamento materno e também a doação, que auxilia os bebês internados em UTI e quando as mães não conseguem amamentar naquele momento. “A recuperação desses recém-nascidos é muito mais rápida quando utilizamos o leite materno ao invés da fórmula. Por isso, estimulamos para as mães que tiverem leite sobrando a fazer essa doação, pois é um benefício tanto para ela, quanto para a criança que está recebendo esse leite. Quanto mais a mãe tira leite, mais ela produz, o que é bom para o bebê dela também, além de ajudar a prevenir câncer de ovário e de mama, ou seja, é lucro para todo mundo”, destaca Márcia.

Cronograma - Entre as atividades, na segunda-feira (20), às 09h, o Caism oferece um Café da Manhã com as doadoras, para um momento de confraternização e apreciação dessas mulheres. Ainda, durante dois dias das ações direcionadas a esta comemoração, nos dias 21 e 22 de maio, a equipe do Banco de Leite Humano de Uberaba fará visitas a supermercados da cidade para panfletagem, com conscientização sobre a doação de leite materno. Nos dia 23 pela manhã, durante a coleta do leite semanal, as doadoras receberão uma lembrancinha como forma de reconhecimento, enquanto no dia 24, às 12h, o Caism realiza sala de espera com tema “Doação de Leite Humano”.

Um dos focos da equipe também é a divulgação da doação de embalagens de vidro com tampa de plástico (como embalagem de café solúvel Nescafé), após o consumo do produto para o Banco. Tais embalagens são fundamentais na coleta de leite humano, seu processamento e distribuição. Durante a ação realizaremos sensibilização de funcionários, principalmente os caixas, para atuarem como divulgadores da doação de vidros ao observar a compra de produtos com estas embalagens, assim como dos clientes que estiverem nos supermercados nestas datas.

Segundo a médica Cristina Gobbo, trata-se de uma maneira de a população em geral também participar e colaborar com o Banco de Leite, reaproveitando e doando esses frascos, que são esterilizados e utilizados para a coleta, armazenamento, pasteurização e encaminhamento do leite materno para o hospital. “Temos uma grande demanda destes frascos, pois a gente esteriliza num dia, já utiliza no outro, e não podemos usar se estiverem arranhados ou trincados. Estamos juntando essa necessidade nossa com a campanha do dia para envolver a população”, explica Gobbo.

Márcia orienta que as pessoas interessadas em doar os frascos podem procurar o Caism, onde o Banco de Leite está localizado, ou entrar em contato pelo telefone 3332-0559, que a equipe recolhe os frascos na casa da pessoa, em caso de um grande volume de vidros. O Banco de Leite fica na Av. Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante.

Publicidade

Anuncie