Biblioteca Pública Municipal convida para abertura de exposição fotográfica

Fotos fazem parte de um trabalho feito em homenagem às mulheres negras

 

A Fundação Cultural de Uberaba inaugura neste sábado (11), às 19h, na Galeria de Arte Anatê da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães, a exposição “ONGUSU – Retratos de Resistência”, que é continuidade da mostra de fotografias do Projeto ONGUSU, da arquiteta e fotógrafa Renata Reis. A exposição é uma homenagem às mulheres negras e esteve em exposição na galeria de arte da Fundação Cultural ano passado.

A exposição de Renata Reis é parte resumida do projeto que teve início em 2016 em Uberaba, que consistiu em sessões fotográficas de apenas 15 minutos, de mulheres negras, onde é captada a essência de cada retratada. A uberabense Renata Reis, formada em Arquitetura e Urbanismo, descobriu a fotografia ainda durante a faculdade, e desde então vem se especializando e é fotógrafa profissional desde 2013.

A palavra Ongusu, que dá nome à exposição, significa força na língua Umbundu, um dos idiomas de Angola, na África. Através dessa palavra dá-se a busca da conexão com origens. “A ideia do projeto veio da vontade de me ver representada, essa vontade existe desde sempre, não só em mim, mas sim em várias meninas e mulheres que até pouco tempo atrás, não se viam representadas em meios de comunicação e diversas outras esferas da vida”, explica Renata.

A fotógrafa explica que o projeto é sobre força, representatividade, amor próprio e superação do racismo. “O projeto mostra essas mulheres, que com resiliência e coragem, estão superando todos os obstáculos e que lutam todos os dias para se fortalecerem e hoje se amam e estão em processo de descobrimento. Essas mulheres retratadas são exemplo para muitas outras. Tão importante quanto essas mulheres lindas que acreditaram no meu trabalho, e que se doaram para esse projeto; são as mulheres que eu espero serem tocadas por ele”.

A exposição é aberta ao público e a Biblioteca Municipal fica na rua Alaor Prata 317 – Centro.

Publicidade

Anuncie