Atendimentos na Farmácia Solidária e das UPAs tem balanço positivo no 1º quadrimestre de 2018

Departamento de Assistência em Farmácia da Secretaria de Saúde de Uberaba divulga dados do primeiro quadrimestre de 2018 das farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros São Benedito e Parque do Mirante e da Farmácia Solidária. As farmácias das UPAs começaram a atuar em janeiro deste ano, com 1700 atendimentos no primeiro mês, e atendem apenas as prescrições da própria unidade, que incluem cerca de 60 itens de urgência e emergência.

Até abril foram 9.303 pessoas atendidas e 251.198 itens de urgência e emergência dispensados como antimicrobianos sistêmicos e tópicos, analgésicos e antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamantórios, sais para reidratação oral, anti-helmínticos, entre outros medicamentos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira das 18h às 22h, enquanto sábados, domingos e feriados o atendimento é das 07h às 19h. De acordo com o farmacêutico do Departamento de Assistência em Farmácia, Rodrigo Rodrigues Silva, os antimicrobianos são os itens com maior dispensação nas UPAs, com destaque para medicamentos para infecções respiratórias, do trato urinário e cutâneas, seguidos por analgésicos, antitérmicos e antialérgicos.

Já Farmácia Solidária, localizada na Praça Augusto Lemp, 750, bairro Mercês, próxima ao Hospital Regional, atende tanto como farmácia básica, com dispensação de medicamentos regulamentados pelo SUS, como de doações. Desde que foi inaugurada em setembro de 2017, a Farmácia Solidária têm recebido doações de diversos medicamentos que, por sua vez, são repassados à população sem nenhum custo.

Entre os meses de janeiro e abril deste ano, a Farmácia Solidária Básica atendeu 6.034 pacientes, enquanto outras 1.129 pessoas receberam doações de medicamentos que não são dispensados pelo SUS. Foram 49.135 itens doados dessa categoria. Comparativamente, no terceiro quadrimestre de 2017 (primeiro quadrimestre de funcionamento da unidade), a Farmácia Solidária Básica atendeu 1201 pacientes, e dispensou 31.982 itens doados para 736 pessoas. A Farmácia Solidária atende das 8h às 18h.

Rodrigo destaca que os resultados mostram que ambos projetos tiveram grande aceitação do público e dos médicos e continuam a crescer. “Nas UPAs, os pacientes estão preferindo esperar mais um pouco e já sair da unidade com o medicamento para já iniciar o tratamento, enquanto na Farmácia Solidária, temos um trabalho cada vez mais organizado para conscientizar as pessoas sobre o perigo de deixar medicamentos vencendo em casa. Terminou o tratamento e sobrou? Elas já levam pra doar”, relata o farmacêutico.

Publicidade