Alerta sobre a hipertensão é dado pelo médico Antônio Hueb

Um mal silencioso que acomete grande parte da população mundial, a hipertensão é uma das grandes causas de problemas renais. O médico urologista e nefrologista Antônio Hueb falou sobre o assunto, entre outros, durante entrevista concedida à jornalista Evacira Coraspe, no programa Movimento da TV Câmara que vai ao ar nesta sexta-feira (17/5) pelo canal digital 61,3 e pelo Youtube no canal da jornalista Evacira Coraspe.

O médico alerta para o fato de que atualmente 30% dos pacientes em tratamento de hemodiálise no Instituto de Uberaba foram diagnosticados com hipertensão arterial e que não se cuidaram devidamente, pois a maioria das pessoas não sente sintomas que as levam ao médico. Outros 30% são por conta de casos de diabetes mellitus, que frequentemente leva à insuficiência renal, e, ainda, 30% seriam portadores de nefrites – um tipo de inflamação do rim –, geralmente ocasionadas por doenças autoimunes e de difícil controle. O tratamento de hemodiálise é indicado nesses casos.

Em 2017, foi realizada a ampliação do Instituto de Hemodiálise e Transplante Renal de Uberaba. Antes, o instituto atendia a média de 135 pacientes. Com a ampliação, cerca de 200 pessoas que precisam de tratamento são acolhidas. A ampliação passou a ter mais 19 pontos de tratamento, com poltronas e máquinas, capazes de receber mais 70 pacientes. Isso resulta em um número em torno de 1.000 sessões de hemodiálise por mês, segundo o médico. Antônio Hueb destaca que mais de 90% dos pacientes fazem todo o tratamento de forma gratuita pelo SUS, sem qualquer custo.

A hemodiálise se faz necessária quando o paciente entra em um quadro de falência renal, conhecido também como estágio cinco da doença crônica, que é quando os rins não funcionam de forma adequada. Hoje, são realizadas de 1.600 a 1.700 sessões de hemodiálise por mês. Cada paciente faz três sessões por semana, sendo que cada uma delas demora quatro horas. O atendimento se expande para toda a região, além de Uberaba. 

Publicidade

Anuncie